Dicas para verem os meus videos

Aqui estão umas dicas para verem este meu vídeo em HD 1080p e ecrã panorâmico 16:9.

Para um melhor visionamento e apreciação das imagens e sua banda sonora, aconselho a verem em HD 1080p e ecrã grande, (que pode ser feito no quadro do vídeo em baixo do lado direito. Exemplo: abra o vídeo e click na roseta, aí, com o rato, escolha 1080p, depois, click no último quadrado que são 4 cantos para abrir o ecrã T-grande, quando acabar de ver o video e para sair deste modo, click em “ESC” no teclado do computador). Feito isto, resta apreciarem o meu trabalho, com fotos da minha autoria e que na sua maioria não estão expostas aqui no site.

Também podem partilhar com os vossos amigos.

Espero que gostem, o que desde já vos agradeço, muito obrigado.

António Ramos

terça-feira, 24 de abril de 2012

Mercado do Bolhão




Mercado do Bolhão

A história deste mercado começa em 1838, quando a Câmara Municipal do Porto construiu a Praça do Bolhão nos terrenos adquiridos ao Cabido, onde existia um extenso lameiro, atravessado por um regato, que ali formava um «Bolhão» de água.

Para lá foram concentrados os «mercadores avulsos» até então dispersos pela cidade.

Em 1850 a praça de mercado foi melhorada com rampas de acesso adaptadas às operações de carga e descarga de géneros e, no ano seguinte, foram construídos barracos de madeira, para proteção dos vendedores, que dois anos após foram cobertos de telha, por causa da invernia.

Em 1914 o Arquiteto Municipal  Correia da Silva executou o projeto do edifício que envolveu a praça do mercado pré-existente, conseguindo a pretendida monumentalidade urbana, sem prejuízo das características do mercado anterior.

A cobertura das galerias só surge dez anos mais tarde, em 1924, e na década de 40, é feito o seu reforço com a construção da ponte transversal que divide o edifício, fazendo a ligação entre as entradas de nascente e poente, (que poderão ver na próxima e última foto).

O mercado devido à excelente localização, às suas características populares, à variedade, qualidade e preços dos produtos vendidos, floresce e cria um lugar muito especial no coração dos portuenses.

1 comentário:

Beatriz disse...

Possivelmente já nem lê os comentários, mas quero dizer que tenho pena que tenha deixado de postar. Estou a aprender imenso sobre a cidade que adoro e tudo graças ao seu blog. Parabéns pelo bom trabalho!